segunda-feira, 15 de abril de 2013

Histórico do lixo na Zona Rural


O lixo pode ser considerado como restos de tudo aquilo que fazemos e que consideramos inútil, indesejável ou descartável, quando estes resíduos são dispostos de maneira incorreta pode ser considerado um problema para a humanidade, pois além de trazer danos ao meio ambiente é muito prejudicial à saúde. Temos de lembrar que não é só na zona urbana que precisa da coleta seletiva do lixo, mais também na zona rural onde há uma considerável produção de resíduos sólidos, e o mais importante é de que maneira estes resíduos são destinados.
Atualmente, tem sido realizados projetos para que venha a ser feita uma coleta de lixo de melhor qualidade na zona rural. Um desses projetos é a coleta de lixo orgânico, para serem utilizados na agricultura.
Como podemos perceber no gráfico abaixo, a coleta é mais efetiva na zona urbana, podendo assim gerar uma serie de problemas, pois já foram registrados vários casos de morte de animais por conta do acumulo de lixo nas regiões rurais. Um fator que talvez possa justificar isso é a deficiência na coleta de lixo, principalmente nos grandes centros urbanos.
Fazendo algumas pesquisas de campo e consultando moradores da zona rural a respeito do assunto, é preocupante saber o fim a qual os mesmos dão para seus resíduos. Em se tratando da seleção, eles até fazem de maneira correta, separando os resíduos inorgânicos dos orgânicos, pelo menos alguns. Os resíduos orgânicos servem de adubo e de alimentação animal; já os inorgânicos eles “guardam” até terem uma quantidade considerável, depois eles incineram tudo o que estava guardado, os que não incineram vai para a coleta pública.


 Outro fator importante que gera bastante acumulo de lixo, é a questão do lixo eletrônico, como eletrodomésticos, computadores e entre outros. Isso tem gerado problemas porque as pessoas da zona rural dependiam menos dos produtos industrializados. Os poucos produtos consumidos tinham suas embalagens reutilizadas, como as latas, potes e sacolas. Atualmente, o poder de compra da população rural aumentou, assim como o consumo e a dependência de produtos industrializados.
Outra explicação com relação ao aumento do lixo produzido na zona rural, é que as opções de destinação adequada de resíduos não acompanharam o aumento de sua produção.
A solução encontrada pela população é a queima, que reduz o lixo para ser enterrado, o que traz sérios riscos, pois, como a contaminação do solo e do lençol freático por metais pesados e a contaminação do ar por gases poluentes, a população também poderá ter algum tipo de contaminação dos mesmos. Além disso, os materiais descartados, podem ser carregados para os cursos d'água, virando criadouros de mosquitos.
O índice de acesso ao serviço da coleta de lixo na zona rural aumentou de 79% em 2000, para 87,4%, em 2010, em todo o país. A cobertura mais abrangente foi constatada no Sudeste (95%), seguida do Sul (91,6%) e do Centro-Oeste (89,7%). Norte (74,3%) e Nordeste (75,0%%), que tinham menores coberturas (57,7% e 60,6%), apresentaram os maiores crescimentos em dez anos, de 16,6 e 14,4 pontos percentuais, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário